História de Cabo verde

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cidade da Praia - Ilha de Santiago

Vista aérea sobre a cidade da Praia. Praia é a Capital de Cabo Verde desde 1769, quando substituiu a antiga capital Ribeira Grande (hoje chamada Cidade Velha), que era pouco protegida e sofria periódicos ataques de piratas ingleses e franceses. O porto de Praia era mais seguro. A existência de um platô elevado dava melhores condições de segurança para situar a capital do país. Até hoje o centro histórico da cidade se mantém no Plateau. A geografia básica da cidade pode ser comparada a do Rio de Janeiro. Do Centro, no Plateau, descendo para o sul, passamos pela Praia de Gamboa, que equivale, na geografia carioca, à Praia do Flamengo.

Gamboa - Vista desde o Plateau
A Praia é a maior cidade de Cabo Verde. Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira.
Como cidade capital, abriga no bairro chamado Plateau, promontório à beira-mar, edifícios públicos e outras construções de importância, como o Palácio Presidencial, construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Contam-se ainda a antiga Câmara Municipal, prédio com fachada clássica e uma torre central quadrada, a Igreja Nossa Senhora da Graça, também no estilo classicista, o Museu Etnográfico e o Monumento de Diogo Gomes, navegador português e descobridor da Ilha de Santiago em 1460.


Mais sobre Cidade da Praia em Wikipédia.




Delta Cultura - Noticias de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário